Tratamento de Mobilização Manual, para que é realizado?
A Fibrose é caracterizada pela deposição de tecido cicatricial em excesso, de forma desordenada, causando alterações na função e estética tecidual.
O Tratamento eficiente para Fibroses deve ser integrativo. O profissional que está conduzindo o seu processo cicatricial deve ter um amplo conhecimento de todas as vias metabólicas envolvidas na formação das fibroses e saber abordar cada uma delas. Para isso, é necessário saber atuar na inflamação, estresse oxidativo, no equilíbrio da produção / degradação de metaloproteinases e controle do estresse mecânico, conforme a figura a seguir:
E é no controle do estresse mecânico que a técnica de Mobilização Manual irá atuar.
Tratamento de Mobilização Manual, como é feito?
A Mobilização Manual é uma técnica terapêutica que utiliza movimentos com um direcionamento específico para melhorar a rigidez tecidual (a direção será determinada de acordo com a avaliação através da palpação do tecido e por isso o profissional deve ter habilidade e experiência suficientes para que ela seja eficaz).
Atenção! O tratamento é indolor, a sensação ao realizar as manobras é de conforto e alívio em relação ao tecido que está rígido e “preso”. Esta técnica proporciona a melhora da flexibilidade e da mobilidade, reduz a dor e o desconforto e promove a melhora das fibroses e aderências, após a cirurgia de lipoaspiração, abdominoplastia ou miniabdominoplastia.
Diferenças da Mobilização Manual em relação a Drenagem Linfática Manual
A diferença da Mobilização Manual em relação a Drenagem Linfática Manual, que é a Drenagem é uma técnica que visa melhorar o fluxo linfático e reduzir o edema (inchaço) através da remoção do excesso de líquido depositado. Ela não irá atuar na organização do tecido, os estímulos são muito diferentes.
A Drenagem executada de forma correta, irá obedecer o trajeto anatômico do sistema linfático, estimular pontos específicos onde estão localizados os linfonodos e suas manobras serão rítmicas, suaves e superficiais. Não gera dor da mesma forma que a Mobilização, caso contrário pode gerar um aumento do estresse mecânico, o que não trará benefícios para o processo de cicatrização.
Concluindo: enquanto a Drenagem Linfática Manual se concentra na remoção do excesso de líquido depositado, a Mobilização Manual se concentra na melhora da rigidez, organização, mobilidade e funcionalidade do tecido cicatricial.
Lembrando mais uma vez que nenhuma das técnicas deve causar dor. Não tolere nas sessões de pós-operatório pensando que isso irá ajudar!
A dor é sinal que está havendo agressão ao tecido cicatricial e isso pode, na realidade, atrasar o seu processo de cicatrização.
Pela minha experiência clínica, há 15 anos acompanhando pacientes que realizaram cirurgias plásticas, posso garantir que essas técnicas, se aplicadas da forma correta, são seguras e te proporcionarão bons resultados.
Para ser mais eficiente e rápida a sua recuperação, temos que completar a tríade do sucesso de uma cirurgia plástica!
Você deve seguir a alimentação específica para controlar todas as vias metabólicas relacionadas com a formação das fibroses que mostrei no início do texto, ser orientada sobre os movimentos benéficos ou prejudiciais, se está tendo uma compressão adequada pelas órteses, acessórios e fazer a reabilitação postural e abdominal (RPA) para os melhores resultados estéticos e funcionais!
Se você está se recuperando de uma cirurgia plástica e está buscando soluções eficientes para tratar as fibroses, considere a associação com o tratamento de Mobilização Manual associada a alimentação específica e as outras orientações que citei. Essa combinação de estratégias irão fazer uma grande diferença em sua recuperação e resultado final da cirurgia.
Entre em contato para saber mais sobre como essas técnicas e estratégias podem te ajudar a encontrar uma solução definitiva para suas fibroses!
Lembre-se, sua saúde e satisfação são minha prioridade. Estou aqui para te apoiar em cada etapa da sua recuperação!
Foto minha – assinatura digital – png.