Eu sou Juliana Oliveira, Fisioterapeuta e Nutricionista, muito prazer. 

A minha jornada com a cirurgia plástica começou quando eu fiz uma lipoaspiração há 17 anos. 

Na época era estudante de fisioterapia, não tinha os conhecimentos que possuo hoje  e infelizmente passei por complicações no pós-operatório da minha cirurgia(fibroses). 

Realizei muitos tipos de tratamento na época, buscando melhorar o aspecto estético do meu abdômen e, apesar das promessas de melhora a cada novo pacote de tratamento que iniciava, o resultado esperado não acontecia, o que aumentava ainda mais minha frustração. 

Buscando uma solução,  realizei dezenas de cursos, estudei o processo cicatricial  e diferentes técnicas de tratamentos que pudessem me deixar um pouco mais satisfeita. Após muitas tentativas, encontrei nas técnicas de mobilizações manuais o melhor resultado. 

E a partir disso, comecei a atender e tratar pacientes que também realizaram cirurgias plásticas e estavam enfrentando problemas parecidos no pós-operatório. 

Anos mais tarde,  já com o título de  especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional pelo COFFITO, fui convidada a ministrar aulas na pós graduação da CMMG, ensinado a outros colegas de profissão abordagens para a melhor condução do processo cicatricial nas Cirurgias Plásticas. 

O interesse em me tornar nutricionista surgiu ao perceber na prática clínica,  como a recuperação e resultado dos pacientes que tinham uma boa consciência alimentar eram melhores e mais rápidos.  Eu sempre buscava entender e estudar o papel dos alimentos na cicatrização, mas sentia que precisava entender as bases da nutrição com maior profundidade. 

Voltei à graduação e me tornei nutricionista. Desde então me dedico a estudar o papel da alimentação através de uma abordagem EFICAZ que ajude os meus pacientes a evitar complicações cicatriciais e recuperar da melhor forma. 

Por isso hoje , minha missão é te ajudar a conquistar o melhor resultado e ter a melhor experiência possível com a cirurgia plástica. 

Sim, o resultado final da sua cirurgia plástica também depende de você e,  eu vou te explicar agora como você irá se ajudar nesse processo: 

Para isso você precisa conhecer a tríade do sucesso de uma cirurgia plástica: 

Eu vou explicar melhor sobre cada pilar dessa tríade: 

  1. Capacitação e experiência do Cirurgião

Esse ponto é fundamental. Pesquisar e conhecer a formação do cirurgião ou cirurgiã que irá realizar a sua cirurgia, saber se ele(a) é membro da sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e ter referências de seu trabalho por outras pacientes que realizaram a cirurgia é o primeiro passo do sucesso. 

  1. Alimentação Específica para o Processo Cicatricial

Apesar de não parecer, no processo de cicatrização há uma série de eventos bioquímicos complexos, que envolvem a atuação do nosso sistema de defesa e a ação de células, mensageiros celulares e fatores de crescimento específicos para essa finalidade. A cicatrização completa de uma cirurgia passa por 5 fases diferentes e dura em média 18 meses para finalizar. 

Então, esqueça a dieta que você fez com o seu nutricionista para emagrecer, ou para ganhar massa na academia, ou para fazer um “detox”. O processo cicatricial exige uma alimentação ESPECÍFICA, que leva em consideração as características de cada fase do processo. Por isso você deve saber O QUE PODE OU NÃO consumir em cada uma dessas fases e as QUANTIDADES corretas e calculadas para sua necessidade individual. A necessidade dependerá do seu sexo, estrutura corporal, idade e extensão da cirurgia que irá realizar.  

E é isso que eu ensino e planejo para você no Programa Nutriplast. 

  1. Condução do Processo Cicatricial

Para que a cicatrização ocorra da melhor forma e intercorrências como as fibroses, seroma, deiscências de sutura (abertura dos pontos) cicatriz hipertrófica (alta) sejam evitados, alguns cuidados são importantes: 

Você já deve ter ouvido falar que você deve fazer sessões de drenagem linfática no pós-operatório. 

Eu preciso te dizer que, a condução EFICIENTE  do processo cicatricial da cirurgia plástica vai muito além das técnicas de drenagem linfática. Contamos hoje com muitos outros recursos, como as mobilizações específicas que irão controlar a deposição em excesso do tecido cicatricial ( fibroses e cicatrizes hiperficas), aplicação de tape e outros tipos de coberturas, exercícios terapêuticos de reabilitação medição da compressão correta, adaptação de órteses e acessórios,  laser e ledterapia. Cada caso deve ser avaliado e o tratamento não é baseado em protocolos ou pacotes de sessões. 

Você deve sentir e perceber melhora a cada sessão de tratamento, e quanto mais conhecimento o profissional que está conduzindo o seu processo cicatricial possui, menos sessões de tratamento são necessárias. 

É  o que intitulei tratamento MRMS: Melhor Resultado em Menos Sessões. 

No Programa Nutriplast eu faço todo esse acompanhamento também seja na forma online ou presencial. 

Conheça e veja os benefícios que você pode ter! https://www.programanutriplast.com

Mini Curriculo

×
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá 👋
Podemos te ajudar?